top of page

 

O III Encontro Regional de Agroecologia da Amazônia - ERAA, ''Agroecologia na Amazônia: desafios e perspectivas para fortalecer e disseminar experiências agroecológicas'', será realizado no Instituto Federal do Pará - IFPA, Campus Castanhal (BR 316, Km 61 - Saudade II - Cristo Redentor, Castanhal - PA, 68740-970), no período de 30 de Maio a 01 de Junho.

O Encontro  Regional  de  Agroecologia  Amazônico - ERAA é  um  evento mobilizado por estudantes universitários de Agronomia. Este, particularmente, integra o calendário  de  eventos  da  FEAB, tendo sua última edição em Balsas - MA e  tem  por  objetivo  proporcionar  um  espaço  de capacitação profissional na perspectiva de uma formação acadêmica comprometida com os  princípios  agroecológicos  e  técnicas  de  produção  voltadas  para  formas  mais sustentáveis de produção agrícola e na melhoria das relações sociais.

A  proposta  de  realizar  o  III  ERAA no Pará surgiu a partir do 59º Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia, em Fortaleza - CE, no ano de 2016. Este desejo vem  com  a  perspectiva  de  contribuir  para  formação  acadêmica  e  profissional  dos 
estudantes  de  Agronomia  bem  como  de  outros  cursos,  com  as  experiências Agroecológicas realizadas no estado por diversas organizações  e sujeitos, dentre elas as do Movimento Estudantil  de fortalecer as relações com a sociedade civil, associações e 
cooperativas,  agricultoras  e  agricultores,  com  a  universidade  e  com  os  diversos grupos/núcleos de agroecologia da região amazônica.

Portanto, esperamos a participação de todos os estudantes/militantes da FEAB e de  outros  que  estejam  interessados, para que juntos, possamos construir um excelente encontro, que fortaleça a nossa federação e a Agroecologia na Amazônia.

Vem para o ERAA

O que é o ERAA?

Conhecida como “Cidade Modelo”, o município foi construído com a força dos nordestinos, que fugiam da seca na região. Hoje a cidade é um polo de desenvolvimento do estado.

Castanhal tem o quinto maior colégio eleitoral do estado e tem mais de 180 mil habitantes, segundo o Dieese. O principal ponto turístico é a estátua que reproduz o Cristo Redentor, localizada na entrada da cidade. Um trem, que simboliza o progresso, também foi recuperado para mostrar a história do município.

Em 1883, o governador decidiu criar a estrada de ferro que ligava Bragança à Belém. A ideia na época era melhorar o transporte para a população e facilitar o escoamento da produção agrícola de toda a região nordeste até a capital do estado, o que era feito somente por via fluvial.

A estrada de ferro foi extinta, mas o trem virou monumento e o comércio continua sendo a principal atividade econômica da cidade. O setor corresponde à 70% da receita da cidade e abastece pelo menos 30 municípios do nordeste paraense.

De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Castanhal, o comércio é também o que mais gera empregos. “Quando a gente consegue trazer uma indústria, uma empresa para Castanhal que gera 200, 300 empregos diretos, isso afeta diretamente o comércio e a cidade com certeza cresce”, disse.

Depois do comércio, a área de serviços é a que mais emprega no município. Em seguida vem a construção civil. Segundo o sindicato da área, os programas do governo federal e os empreendimentos habitacionais vêm transformando a paisagem da cidade.

Castanhal - PA

bottom of page